sábado, julho 02, 2005

02/07/2005 - Live 8

Um dia pra entrar na história. Estrelas como Madonna, Elton John, Paul McCartney, Bryan Adams, U2, Coldplay, Keane, Greenday, Linkin Park e até o lendário Pink Floyd.
Sejam uns mais politizados do que os outros. São estrelas e um espetáculo fantástico (com todo o vigor da palavra) ao redor de um tema: Make Poverty History, do inglês, em uma tradução livre: "Fazer da pobreza história(ou passado)".

O objetivo? Tinha que ser uma coisa grande. Capaz de unir o velho Pink Floyd e fazer um só corpo tantas pessoas. Nada mais que justo. O objetivo era pressionar a cúpula do G-8 (daí o nome Live 8) a dobrar a ajuda dedicada ao continente africano e a perdoar a dívida dos mais pobres.

Era de se esperar uma atitude para com um continente tão por vezes desprezado. Apenas tentamos fazer cumprir o tratado dos direitos humanos. Não devemos jogar a responsabilidade disso nos ombros de líderes nacionais. Os direitos humanos são universais e responsabilidade de todos! Isso implica que uma criança com fome e sem educação na África também é sua responsabilidade!

"Nós não queremos o seu dinheiro, queremos sua voz" diziam os idealizadores. É preciso que tenhamos isso em mente. "Se não nossa geração, quem? Se não agora quando?" eu pergunto a vocês. Enquanto eu escrevia esse texto, mais de 80 crianças africanas morreram de fome. Isso os toca?

É preciso que tenhamos marcado em nós essa responsabilidade. Como o MAKEPOVERTYHISTORY está desenhado a fundo no silicone das wristbands, tenhamos também assim no nosso coração. Que tenhamos engenheiros, médicos, filósofos, professores, empresários, líderes! Todos com esse ideal. Fazer do mundo um mundo justo. Que nem todos têm de ser iguais, mas têm de ter as mesmas oportunidades. Que uma criança africana tenha o poder de decidir se quer ir pro cinema ou tomar sorvete. Que não mais uma mãe africana tenha que decidir pra qual dos filhos vai dar a comida.

COMPROMISE. NOT A DIRTY WORD. COMPROMISE.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oow queria ter vistoo..
=]
amu tuuu!
;********

10:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

é importante visar o nosso futuro brilhante e ambicioso; mas nada adianta se o pensarmos com egoísmo e centralidade. o bem comum só traz benefícios. acho que essa de "não queremos seu dinheiro, queremos você" foi um grande exemplo e um grande choque para PRINCIPALMENTE [que fique bem claro, pois como tu disseste, é responsabilidade mundial] o G-8. olha... tínhamos que começar de algum lugar =) =*

10:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo totalmente..Eh importante q as pessoas percebam q naun basta falar q os líderes naun fazem nada..Têm tbm q agir...E nenhuma forma melhor d espalhar essa idéia pelo mundo do q a música... MAKE POVERTY HISTORY!!!!!

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi.
você ganhou mais uma fã, obg.

e eu não vi tudo. fiquei trocando pra mtv en español e minha mãe queria ver outras coisas. temos que atender a mulheres de pastores, obg. nada a ver. mas a gnt fala coisa nada HAVER. obg.

:*

10:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

o live 8 foi mt fooooda, assisti todinho (9h-22h), me emocionei mtas vezes. Mas emoção nao basta, temos que agir! Comprar wristbands já é o começo né?

11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente! Todo mundo tem q se conscientizar disso! Colocar a responsabilidade nos outros eh mto fácil né!
Eu só vi umas partes..=//
Bju fiu!

11:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu queria comentar algo muito construtivo e interessante sobre o texto que acabo de ler, sendo que o sono não deixa -.- mas vamos tentar, eu concordo com tudo que eu li.. poff.. não sai... te amo meu pirralho :*******

12:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

vc nao tinha me dito que estava com blog, foi necessário eu DO NADA começar a reler seu blog antigo pra vc dizer "ah, achei que era o novo".

Tudo bem, é assim quando se tem mil pessoas importantes pra conversar e lembrar e tal.

Adeus.

PS: texto bom, festival perfeito.
PS2: estou falando com vc e NÃO INVERTA AS COISAS, eu falo sim, vc q nunca fala.

3:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

é incrivel ver que outras pessoas tambem se importam. Apesar de a maioria nao saber o que realmente é a pobreza tem consiencia dos suas consequencias.
Uma coisa grande (e nobre) como essa é incrivel. (sem contar que os shows sao de chorar!)
:*

4:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

po.. eh um ideal massa, o de ajudar e talz.. mas vamo combinar q mt gnt n põe o bem-estar alheio acima de seu proprio. Ngm se priva de nada pra beneficiar os outros. Era bom que isso existisse.. mas vivevos num mundo capitalista. =P

*Queria ter visto o live 8. =/

8:04 PM  

Postar um comentário

<< Home